Fumeiro e Sopa da Matança na freguesia de Mosteiro

Por Município de Oleiros em 09 de Fevereiro de 2018

Fumeiro e Sopa da Matança na freguesia de Mosteiro

Integrada na iniciativa "Dez Freguesias, Dez Experiências", o Município de Oleiros, juntamente com a Junta de Freguesia de Mosteiro, a Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO) e o Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro, está a promover o 2.º Ateliê Temático de Cultura e Gastronomia, desta vez dedicado ao Fumeiro e à Sopa. A atividade realiza-se no dia 24 de fevereiro e inicia-se pelas 8:30h na povoação de Vale do Souto, de onde parte o passeio pedestre interativo de cerca de 5,5 km. Chegados ao Mosteiro, no Adro da Igreja Matriz, os participantes podem assistir à recriação histórica "A vida monástica, agasalho e aconchego de viandantes e peregrinos", a cargo da Companhia de Teatro Viv´Arte, a qual está agendada para as 12:30h. No final, os participantes inscritos podem dirigir-se ao Pavilhão Gimnodesportivo do Mosteiro para degustar os produtos em destaque, como é o caso da Sopa da Matança e do tradicional Cozido à Portuguesa.

Recorde-se que o topónimo da freguesia nos remete para um antigo mosteiro que, segundo a memória popular ali existiu, pelo que a sopa e os produtos do fumeiro (habitualmente elaborados nesta época) faziam parte do quotidiano monástico e serviam de alimento e aconchego a viandantes e peregrinos que segundo consta, ali eram acolhidos pela Ordem de Malta.

A atividade integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Os interessados em participar podem inscrever-se até ao dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados