Orquestra de Guitarras de Madrid deu concerto inédito em Oleiros

Por Município de Oleiros em 20 de Março de 2017

Orquestra de Guitarras de Madrid deu concerto inédito em Oleiros

Oleiros recebeu no passado sábado, dia 18, a Orquestra de Guitarras da Universidade Autónoma de Madrid (UAM), num concerto inédito que foi estreia a nível nacional.

O conjunto de 14 guitarristas foi recebido pelo vice-presidente, Victor Antunes, que descreveu o espetáculo como "uma oportunidade que não se tem todos os dias". O concerto foi composto por duas partes, a primeira constituída por músicas espanholas e a segunda por músicas de filmes como A Bela e o Monstro, Guerra das Estrelas, Piratas das Caraíbas, Super-Homem, Parque Jurássico e Rei Leão.

Os aplausos de pé traduziam o agrado do público por um espetáculo único que contou ainda com a surpresa final da interpretação de um tema pela Orquestra de Guitarras da ESART, que serviu de agradecimento e de boas-vindas aos colegas madrilenos.

O projeto da Orquestra de Guitarras da UAM começou em 2004 com a iniciativa do diretor e professor da UAM, Miguel Román, com uma finalidade especialmente didática e como um aporte adicional à oferta instrumental da especialidade de Música para a Licenciatura de estudantes e diplomados. Desde então, o projeto passou por diversos processos de reestruturação, reaparecendo definitivamente em finais de 2008 com um novo enfoque, em busca da especialização e estabilidade da música em grupo. Sendo a guitarra um instrumento sobretudo solista, este grupo permite aos maestros, músicos, guitarristas e universitários, uma experiência musical de conjunto, e ao mesmo tempo servir de ponto de encontro de formação permanente e especialização.

A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Universidade Autónoma de Madrid têm no presente ano letivo, um intercâmbio que inclui  dois concertos: um em Madrid, pelo Ensemble de Guitarras da ESART e outro em Portugal, pelo Ensemble de Guitarras de Madrid. Neste sentido, o Município propiciou as condições necessárias para que Oleirenses e visitantes, usufruíssem de um espetáculo criado por uma formação de grande qualidade, composta por alunos que estão a realizar estudos de nível superior.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados