Campanha ecológica nacional reuniu 400 crianças em Oleiros

Por Município de Oleiros em 25 de Maio de 2015

Oleiros acolheu no passado dia 22 de maio (sexta-feira) a campanha ecológica nacional “Eu sou vigilante da floresta”, a qual reuniu cerca de 400 crianças oriundas do 1.º ciclo do ensino básico de vários estabelecimentos (públicos e privados) do país. No ano lionístico de 2014/15, a ação foi promovida pelo Clube de Castelo Branco do Distrito Múltiplo 115 Portugal do Lions Clube Internacional, em parceria com o Município de Oleiros e contou com o apoio do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, assim como o patrocínio de três empresas da região: a Celtejo, a Danone e o Grupo José Afonso e Filhos (de Oleiros).

Numa agradável concentração festiva, as crianças iniciaram esta jornada no Jardim Municipal, onde receberam brindes, t-shirts, bonés e um reforço alimentar e de onde partiram para uma caminhada pelas ruas da vila. Seguiu-se uma visita ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, na qual os participantes puderam ter contacto com as viaturas de socorro e combate a incêndios.

Após o almoço na escola, os presentes dirigiram-se ao auditório da Santa Casa da Misericórdia e assistiram à visualização de um filme didático sobre a produção de pasta de papel. De volta ao Jardim Municipal, teve lugar uma simbólica largada de balões patrocinada pela empresa local José Afonso e Filhos e ocorreu a representação teatral “Anacleto Descuidado” e um flash mob com todos os participantes, atividades estas a cargo do Município.

Em pleno coração do Pinhal, a jornada encerrou com a entrega de prémios (tablets, biclicletas e bolas) decorrentes desta ação pedagógica que envolveu o preenchimento de questionários e a pintura de desenhos que estiveram em exposição naquele dia no Jardim Municipal. Após o lanche, os participantes rumaram às suas terras bastante satisfeitos e mais conscientes sobre a importância do espaço florestal e da sua preservação, assim como a noção que “todos são vigilantes da floresta”.