I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2014

I Congresso Nacional pretende afirmar o Turismo Rural

O I Congresso Nacional de Turismo Rural, dedicado ao tema “Turismo, Território e Património”, vai realizar-se nos dias 20 e 21 de junho, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros. O evento é uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Turismo Rural, da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, da Naturtejo, EIM e da Câmara Municipal de Oleiros, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

Serão debatidos os constrangimentos e os desafios do Turismo Rural, mas também, e sobretudo, apontadas estratégias de afirmação para este sector em crescimento. Entendem os promotores que a sustentabilidade do segmento “Sol e Mar”, que tem estado na base da nossa promoção externa, precisa do desenvolvimento complementar de outros segmentos, como forma de garantir a sua sustentabilidade.

Por outro lado, o Turismo Rural pode ser o motor para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional, contribuindo para combater a desertificação e o abandono, ajudando as pequenas economias a desenvolver-se.

O primeiro dia do congresso irá contar com a participação de representantes das entidades nacionais e regionais de turismo; agências regionais de promoção turística;  empresários de sucesso; representantes do meio académico e com uma comunicação sobre o impacto do turismo na coesão económica e social pelo antigo Ministro da Economia Augusto Mateus.

O segundo dia será dedicado a uma visita temática no concelho de Oleiros, onde os participantes irão usufruir de produtos turísticos característicos do meio rural.

Conheça o programa aqui.

As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento online da ficha de inscrição disponibilizada aqui.

Mais informações por telefone, através do número 272 320 176 ou por e-mail, através do endereço visitturismorural@gmail.com.