Oleiros revive era quinhentista no próximo fim de semana

Por Município de Oleiros em 27 de Maio de 2013

Oleiros revive era quinhentista no próximo fim de semana

31 de maio, sexta-feira

20h00 – O Arauto lê a postura que decreta 3 dias de festa e Feira para comemorar os 500 anos do Foral de Oleiros, anunciando ao mesmo tempo a entrada régia nos dias seguintes.

21h00 – Banquete ao ar livre.

22h00 – Arraial, danças à desgarrada e espetáculo de malabares de fogo sobre o Milagre das Rosas. Danças Mouras.

24h00 – Encerramento da Feira.

1 de junho, sábado

14h00 – Abertura da Feira – Mercadores e artesãos iniciam as suas atividades.

15h00 – Cortejo Régio pelas ruas do burgo e Bênção da Feira pela entidade religiosa. Convocatória dos homens bons do concelho para a redação do Foral. Animação no terreiro – Danças Renascentistas. Apresentação de escudeiros de linhagem e adubamento de novos cavaleiros. Justa de cortesia entre os notáveis cavaleiros. Jogos tradicionais infantis.

16h00 – Colóquio sobre Foral Manuelino de Oleiros com palestra pelo dr. Leonel Azevedo (Auditório da Casa da Cultura de Oleiros).

17h00 – Torneio de Armas Apeado na Liça por amor de uma donzela desvalida.

18h00 – Visita do Almotacem e do Meirinho à Feira e aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, almocreves e carroças de bufarinheiros.

20h00 – Um grupos de judeus sefarditas, recém-chegados de Espanha, apresentam-se a El-Rei e rogam-lhe proteção. Dois mouriscos suplicam ao Rei pelas suas vidas.

21h00 – Eucaristia.

22h00 – Rapto das freiras samaritanas por uma mesnada castelhana e o seu resgate pela milícia da Vila.

23h00 – Irrompem no terreiro saltimbancos e histriões. Ao som das gaitas de foles e dos pandeiros, baila o povo folgazão.

24h00 – Encerramento da Feira.

2 de junho, domingo

14h00 – Abertura do arraial e arruada pelas ruas do burgo. Visita do Meirinho e mesteirais. Comeres e beberes nas tabernas e casas de pasto.

15h00 – Cortejo Régio pelas ruas do burgo. Leitura e teatralização da carta de Foral.

17h00 – Torneio de Armas a Cavalo na Liça para adubamento de cavaleiros.

18h00 – Danças e folias com saltimbancos e menestréis.

20h00 – Jogos tradicionais e comeres e beberes nas locandas do mercado.

21h00 – Toque a rebate no terreiro. Ataque de uma horda de salteadores esfaimados. Julgamento e execução em praça pública dos salteadores capturados, seguindo-se um Auto de Fé de heréticos e contumazes.

22h00 – Encerramento da Feira.

*Evento integrado nas comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Oleiros.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados