Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

13953276

Visitantes

Notícias

Exposição de pintura inédita em Oleiros

Por Município de Oleiros em 28 de Março de 2013

Exposição de pintura inédita em Oleiros

Está patente em Oleiros, até ao dia 30 de abril, a exposição de pintura “Cantos e Recantos da Cor”, da autoria de José de Paula. Os 22 óleos que compõem esta mostra, relevando diferentes técnicas, podem ser apreciados no Posto de Turismo Municipal e evidenciam o talento do maior especialista em Realismo Mágico em Portugal. Esta é uma corrente artística que deriva da escola literária com o mesmo nome, tendo surgido no séc. XX na América Latina e expandindo-se na Europa, principalmente em Espanha. Este movimento que se traduz num certo onirismo de forma realista, é evidente em romancistas sul-americanos como Gabriel García Márquez, Laura Esquivel ou Isabel Allende.

Apesar de aparentemente desatento à realidade, o realismo mágico compartilha algumas características com o realismo épico, como a intenção de dar verossimilhança interna ao fantástico e ao irreal, diferenciando-se assim da atitude niilista assumida originalmente pelas vanguardas do início do século passado, como o surrealismo. Numa altura em que a América do Sul assume grande protagonismo, com a eleição do 1.º papa sul-americano, Oleiros exibe uma exposição de pintura diferenciadora, onde o autor exibe várias correntes e técnicas, possibilitando a quem a visita o contacto com este interessante movimento artístico originário daquela região do globo.

Recorde-se que José de Paula para além de escultor e autor da estátua de homenagem ao Padre António de Andrade, situada em frente aos Paços do Concelho de Oleiros, é considerado um dos 25 melhores pintores portugueses, tendo exposto com outros nomes de relevo da cena artística nacional como Júlio Pomar, Paula Rego ou Graça Morais.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt