Oleiros integra Comunidade da Beira Baixa

Por Município de Oleiros em 24 de Janeiro de 2013

Oleiros integra Comunidade da Beira Baixa

O concelho de Oleiros vai ficar integrado na futura Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, a qual irá reunir Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e que deverá entrar em vigor após as eleições autárquicas. O desenho das novas comunidades foi aprovado, esta terça-feira, numa reunião em Lisboa. Sertã e Vila de Rei optaram por se juntar ao Médio Tejo.

“Esta é uma solução que respeita a identidade cultural do concelho e a ligação a serviços de proximidade com importância para as populações, como os serviços de saúde ou o Instituto Politécnico de Castelo Branco”.

Por outro lado, “sendo um dos motivos para a criação das comunidades a gestão dos fundos comunitários, a criação de uma comunidade com as características da apresentada permite antever “uma gestão mais equitativa dos fundos”. A região tem um dos rendimentos per capita mais baixos do país, sendo expectável uma “discriminação positiva””.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados