Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9928226

Visitantes

Circuito de Manutenção

Encontra-se em decurso a planificação e criação de um Circuito de Manutenção num espaço verde dentro da Vila de Oleiros, apresentando os seguintes pontos como principais objectivos:

- Aliar a prática de desporto com o contacto com a Natureza, pela comunhão de objectivos entre o desporto e o ambiente numa perspectiva educacional dirigida para as gerações actuais e futuras.
- Sensibilizar para a prática de actividades físicas como veículo de promoção da saúde, bem-estar e da qualidade de vida.
- Implementar a prática desportiva em todas as faixas etárias.
- Fomentar o convívio entre os praticantes.
-Ocupação de tempos livres.

Localização:

O local destinado à implementação deste Circuito de Manutenção abrange as margens da Ribeira de Oleiros, desde a “Ponte Romana” até às proximidades da Praia Fluvial de Açude Pinto.

A escolha deste local prende-se com o facto de ter uma localização acessível, dentro da Vila de Oleiros, para além de que se trata de um terreno plano, ideal para a prática deste tipo de exercício físico, principalmente quando se pretende direccioná-lo para uma gama etária alargada, como é o caso.

Trata-se de um local que responde à procura crescente de actividades relacionadas com a Natureza, como forma de combater o stress e que, pelo facto de ser muito arborizada e estar junto a uma linha de água permanece sempre fresco, mesmo nos meses quentes de Verão. Acaba também por ser um modo encontrado para que se façam limpezas periódicas às margens da Ribeira, aproveitando-se igualmente os locais de descanso do circuito para colocar alguns painéis com informações acerca da importância ecológica dos sistemas ribeirinhos e da ictiofauna mais representativa deste curso de água.

O circuito de manutenção proposto é do Tipo B, ou seja, tem 10 estações de exercícios devidamente assinaladas e acompanhadas de painéis informativos e exemplificativos do exercício pretendido e da carga física que deve ser aplicada de acordo com a idade e capacidade física de cada pessoa, estando igualmente dotado de sinalética pintada nas árvores, de acordo com as normas utilizadas para os percursos de marcha pedestre.

As placas que representam cada uma das estações estão devidamente numeradas e ordenadas numa sequência lógica, de maneira a que a execução dos exercícios solicite de forma correcta e equilibrada a mobilização geral do corpo.

Cada placa contém:

- desenhos de um ou mais exercícios, apoiados por uma legenda;
- número de repetições associadas a uma cor que corresponde ao nível de prática.

Paralelamente a este circuito de manutenção está proposta a implementação de uma ciclovia. Assim, implementa-se um circuito seguro e saudável para os que pretendem deslocar-se desde a Vila de Oleiros até à Praia Fluvial e Parque de Campismo de Açude Pinto.

Zona de Implantação 1 Zona de Implantação 2 Zona de Implantação 3

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt