Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

9502193

Visitantes

Moinhos

No concelho de Oleiros existem inúmeros moinhos de água ao longo das margens das ribeiras. Estes constituem um marco distintivo da paisagem rural, criando ambientes de rara beleza.

Evidenciando sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades do meio envolvente, são movidos pela força da corrente das ribeiras.

A água, força motriz deste engenho, é canalizada em levadas e impulsiona o sistema que faz mover o rodízio/azenha, fazendo rodar a mó. A mó, por sua vez, tritura as sementes, transformando-as em farinha. Este precioso pó é então ensacado para dar origem ao pão de trigo, de centeio, de mistura e à broa de milho.

A proliferação destas construções rurais esteve a par da introdução da cultura do milho na região. Podiam ser pertença de um proprietário singular, funcionando como pequena indústria transformadora; ou a um grupo de proprietários, normalmente familiares, tendo cada um o seu quinhão.

Sendo a região rica em água e terrenos xistosos, que a retêm, evidencia-se aqui um outro uso alternativo deste recurso, para além do aproveitamento em termos agrícolas.

Estes moinhos são pequenos edifícios de xisto construídos sob a levada, tendo todo este património enormes potencialidades de criar aprazíveis locais destinados ao lazer e à cultura, por exemplo.

Associados a estas construções de xisto, observam-se açudes que aqui se edificam de modo a manter o nível da água. Este magnífico enquadramento constitui uma paisagem bucólica, propícia para relaxar e descansar.

.
.

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt