Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

12281052

Visitantes

Igreja da Misericórdia

Igreja da Misericórdia

Erguida no séc. XVI, é considerada Imóvel de Interesse Público, sendo propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

A sua frontaria modesta contrasta com a exuberância artística do interior, o qual é composto por uma nave e cujo teto está revestido por caixotões de madeira policromada exibindo vários símbolos religiosos. Esta está separada da capela-mor por um arco cruzeiro, em pedra. A pedra que fecha este arco exibe a inscrição 1714, o ano em que foram concluídas as obras de conservação e restauro, 200 anos depois da sua construção. Posteriormente, sofreu novas intervenções, em 1978, 1995 e 2015.

Ao nível da capela-mor, contempla-se um retábulo de boa talha dourada de estilo nacional, com cornija ligada ao teto, cujas colunas se revestem de douradas videiras entrelaçadas. Destaque para o quadro pintado a óleo alusivo à Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel, datado do início do séc. XIX. Este é exibido na boca do camarim do altar-mor, deste o dia de Santa Cruz (3 de maio) até à Quinta-feira Santa seguinte.

Church of Misericórdia

Built in the 19th century it is considered Property of Public Interest, being property of Santa Casa da Misericórdia.

Its modest front contrasts with the artistic exuberance of the interior, which is composed of a nave and whose coffered ceiling is lined with polychrome wood displaying various religious symbols. It is separated from the main chapel by a stone cross arch. The stone that closes this arch shows the inscription 1714, the year in which the works of conservation and restoration were completed, 200 years after its construction. Subsequently, there were new interventions in 1978, 1995 and 2015.

At the level of the main chapel, there is a retable of gilded carving of national style, with cornice attached to the ceiling, whose columns are lined with golden interwoven vines. Highlight the oil painting depicting the Visitation of Our Lady to St. Elizabeth, dating from the beginning of the 19th century. This is displayed at the entrance of the dressing room of the high altar, from the day of Santa Cruz (May 3) until the following Holy Thursday.



























Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2018 - Desenvolvido por citricweb.pt